Olá!
Sejam bem-vindos ao Menu de histórias da Cia Cafundó – Contadores de Histórias. Aqui você poderá não só conhecer um pouquinho do nosso repertório, bem como escolher quais histórias e brinquedos cantados quer levar para a sua festa.
*Como funciona? *
É bem simples! Você tem a opção de contratar até 4 histórias do mesmo menu, ou seja, com a mesma temática, ou 4 histórias com temas diferentes e de brinde leva um brinquedo cantado ou uma brincadeira. Ou se preferir, escolhe, dentre os assuntos apresentados, apenas o tema, que levaremos para a sua festa as mais belas histórias.
Segue o Menu:
Clássicos Cafundó
“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. ” (Rubens Alves)
A Cia Cafundó tem o prazer de apresentar histórias encantadas e cantadas que irão te levar para uma viagem leve e alegre pelo mundo da imaginação. Venha conferir! Espetáculo recheado de músicas e histórias que vêm lá do Cafundó, de uns tempos longínquos há mais ou menos uns 7 anos A.C que fala de uma tal festa que só podia ir bicho que voa. Depois passeia pelo encantado reino do amor, com a história de um sapato que miava e também de uma bruxa que queria muito se casar. Em seguida, vai parar num quintal bem divertido onde as coisas nasciam grandes, bem grandes!!! Também fala de uma menina que tinha medo de tudo e depois de três irmãos que decidiram crescer e sair de casa, mas que não contavam com alguns desafios. E ainda da história de dois amigos que nunca conseguem se encontrar, mas que resolvem tudo cantando.
Histórias de arrepiar
“A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão. ” (Mario Quintana)
E você, do que tem medo? A Cia Cafundó relembra e conta histórias lá do fundo do baú que podem te arrepiar ou te fazer rir. Não tenha medo de conferir!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó e que deixará muita gente de cabelo em pé. Tem a história de um homem que causa espanto com sua capa misteriosa; de uma bruxa que deseja devorar sete criancinhas; e de como é uma noite num castelo mal-assombrado.
Contos do coração
“Amor é um gostar que não diminui de um aniversário pro outro. ” (Adriana Falcão)
E para quem gosta de um enredo de amor não muito convencional, vai se apaixonar ao ouvir a Cia Cafundó contar histórias do coração.
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá dos Cafundós do coração. Fala de um amor, aparentemente impossível, entre um sapo e uma pata; de uma paixão divertida e musical que acontece na melhor idade; de uma moça que descobre que para amar alguém, precisa primeiro se amar; e de uma bruxa que escolhe o seu amor.
Histórias Regionais e Contos de lenga lenga
“Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos. ” (Ruth Rocha)
O Brasil tem histórias e contos fantásticos que vêm lá do Cafundó. Que tal ouvir histórias recheadas de interior e de um pouquinho de arengação? Venha fazer essa viagem com a Cia Cafundó!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó e que vira uma lenga lenga. Será que o boi vai finalmente chegar à cozinha para fazer um bolo? E como ficará um menino que dá tudo o que tem? E a velhinha conseguirá terminar de fiar sem ser interrompida por moscas, aranhas, ratos e tudo o mais?
Histórias Africanas
“Eu sou porque nós somos – Ubuntu.” Palavra de origem Bemba, tribo que habita a Zâmbia, Tanzânia e Congo. UBUNTU diz respeito às qualidades que nos tornam verdadeiramente humanos e promovem abertura e disponibilidade para alcançar o outro em sua interioridade como a si mesmo. Se você não conhece Aya de Yopougon ou não faz ideia do que havia dentro do velho baú, chegou a hora de saber um pouco mais sobre histórias africanas. Ubuntu!!!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó do outro lado do mar. Conta como o povo de um continente do lado de lá do oceano formou e faz parte da história do povo do lado de cá. Conta como a galinha d´angola foi criada; e como um guerreiro enfrentou e derrotou uma bruxa dentuça que tinha poderes mágicos com seus grandes dentões; e de como um menino curioso descobre um baú escondido de sua avó e pede que ela conte o que tem dentro dele;
Histórias do outro lado do mundo
“Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê só vive apenas uma. ” (George R. R. Martin)
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó do outro lado do mundo. Conta como uma velhinha feiticeira fazia mágica com seu macarrão e de como um cachorro se transformava em um homem elegante.
Contos Nordestinos
“O sertão é do tamanho do mundo. O sertão é dentro da gente. ” (Guimarães Rosa)
Cada povo tem sua riqueza e seu modo de falar e de viver. A Cia Cafundó não poderia deixar de falar, nem que seja um bucadinho, de uma gente tão arretada e medonha de forte. Ficou com vontade de ouvir as histórias dos recantos nordestinos? Então, se aprochegue!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó de nosso país e que narra como um povo pode ser forte como é forte o seu chão. Conta como um homem que não quer morrer dá um jeitinho de se livrar da morte; e como um desejo de grávida dá origem a uma festa belíssima celebrada até os dias de hoje; e como um homem e seu bando são lembrados com honra pelo povo que bem conheceu sua história.
Histórias Indígenas
“Quando o português chegou debaixo duma bruta chuva, vestiu o índio. Que pena!
Fosse uma manhã de sol, o índio tinha despido o português. ” (Oswald de Andrade) – Tupinambás. Ticunas. Pataxós. Carajás… que tal conhecer a história de tantos povos viventes em nosso país e seus parentes? Entre com a Cia Cafundó nessa tribo feita só para você e aproveite!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó e de todos os lugares do mundo. Vem de povos originários e da imaginação de outros povos. Conta a história de como surgiram as estrelas e a mandioca e mostra como algumas brincadeiras podem não só divertir, mas também ensinar.
Contos de Acumulação
“É que eu também sou inventora, inventando todo dia um jeito novo de viver. ” (Ana Maria Machado)
Esses são para quem tem boa memória ou para quem deseja ter. Será que você consegue gravar muitas palavras seguidas? Que tal aceitar o desafio da Cia Cafundó?
Histórias Regionais
“Livro tem dessas coisas, faz mágica só com palavras. ” (Michelle Trevisani)
Para ouvir uma boa história não há idade certa. Basta apenas querer acessar e brincar no mundo da imaginação. Criança ou adulto, ao ouvir uma história, se transporta para um espaço interno paralelo. Para muitos a personagem se materializa, para outros a voz apavora ou encanta. E você o que sente? Venha descobrir com a Cia Cafundó!
Espetáculo recheado de músicas e histórias que vem lá do Cafundó de nosso país e que relembra o quanto o simples pode ser belo na história de dois compadres que vêm o mundo pegar fogo; e de um menino faminto que decide fazer uma sopa de pedras; e de um anjinho que tinha a função de dar nomes às crianças quando elas nasciam e ainda de um menino que queria muito viajar de trem, mas será que ele conseguirá?