Pular para o conteúdo
- Quem somos?
A Cia Cafundó, conta e canta histórias desde 2015, embora quase todos os seus membros já estivessem envolvidos com o teatro, com a literatura e com a música há pelo menos quinze anos. Somos encantados pela leitura e acreditamos na força que as artes têm na promoção, não só da cultura, bem como da formação humana. A arte de contar história e de repassar para as novas gerações as narrativas de povos antigos e de manter viva a cultura, que se deve, também, graças à oralidade, está dentre os nossos objetivos.
Assim, a palavra Cafundó é aquilo que vem lááááá de longe, do fundo da memória de um povo, de uma civilização, de uma cultura. O colorido do imaginário, propiciado pela leitura – a história, a poesia, a música e a brincadeira – isso nos compõe.
Nossa Cia é formada por cinco membros, sendo dois deles músicos, que fazem a sonoplastia e tocam as músicas das histórias e dos brinquedos cantados ao vivo e outros três que cantam e contam as histórias. - O que fazemos?
A leitura é uma falsa ação solitária, pois nenhum leitor pode se considerar sozinho ao abrir um livro. Assim, a Contação de Histórias é a materialização dessa ação. Ao ouvir uma história contada ou cantada por nós, Cia Cafundó, o ouvinte não é só apresentado a quem a está recontando, bem como a quem a criou e a manteve viva de geração em geração, no caso das histórias mais antigas. Nós, contadores de histórias, que damos, naquele momento, vida àquela narrativa e a imaginação de todos que se conectam aos fios da palavra.
A Cia Cafundó – Contadores de Histórias, leva ao público a leveza e a alegria que uma boa história tem. São histórias diversas que interagem com a palavra, com a música e com a brincadeira encantando quem participa e proporcionando uma viagem pela imaginação de cada um. - Como fazemos?
Já levamos belíssimas apresentações para crianças e adultos em: festas particulares; parques; empresas; eventos públicos; colônia de férias; escolas públicas e particulares; hospitais e em outros espaços. Privilegiamos, em nossas contações, histórias de escritores brasileiros, mas também recontamos clássicos e histórias do folclore mundial. Quando a apresentação caminha para o final, as crianças que estão assistindo, todas ou algumas, são sempre convidadas a subirem no palco e a participarem da última história ou do brinquedo cantado. Tal atividade é feita com bastante tranquilidade, respeitando o tamanho do palco e a idade dos pequenos. No término de cada história, apresentamos em qual livro a história foi baseada e seu escritor e se é de domínio público, sendo passada oralmente até os dias de hoje. Falamos em qual livro a história contada foi inspirada, porque um de nossos objetivos é fomentar o gosto e a curiosidade pela leitura e pelas artes. Com esse propósito, levamos também para quem nos ouve a poesia e a música. Em cada apresentação, há sempre boas e envolventes histórias e um brinquedo cantado.